A desidratação é uma ocorrência grave no nosso organismo, que põe em risco a nossa saúde, portanto, devemos tomar muito cuidado! Neste post reunimos informações importantes para que você saiba mais sobre a desidratação e como evitá-la.
Trata-se de uma baixa concentração de líquidos, e posterior perda de sais minerais; ambos importantes para manter as funções celulares.
Essa condição impede nosso corpo de manter as funções vitais normais, podendo levar à morte!
Por que desidratamos?
Nosso corpo funciona com trocas químicas para conduzir suas funções de forma saudável; e a água é a principal molécula que participa de todas elas.
Eliminamos água na digestão, na respiração, no sistema urinário e pela pele; então é natural a perda de líquidos diariamente, mas essa perda também leva consigo sais minerais importantes.
Ainda assim, o nosso organismo precisa manter uma quantidade de água que contribua em manter as funções celulares em andamento para a manutenção da nossa saúde e a instauração desse equilíbrio hídrico.
Perdas rápidas de fluido podem ser graves, tais como sudorese excessiva ou doenças que causam vômitos e diarreias, ou urina em maior quantidade.
Preste atenção aos sintomas:
Os sintomas iniciais são:
- Boca e olhos secos
- dor de cabeça
- diminuição no volume de urina
- prisão de ventre
- tontura e vertigem
- cansaço e sonolência
- sede
Isso mesmo, e quando sentimos sede, significa que nosso corpo já está desidratado!
Evoluindo para sintomas mais intensos como:
- Urina escura e pouca quantidade
- aceleração batimento cardíaco
- sonolência intensa
- boca, pele e mucosas ressecadas
- pressão baixa
- respiração ofegante
- irritabilidade e confusão
- febre
- náuseas
Até complicações gravíssimas como: Convulsões, choque hipovolêmico , insuficiência renal, lesão térmica, e edema cerebral.
Mas então, como evitar a desidratação?
Parece repetitivo mas não tem outra solução: Beba água pura, e de boa qualidade!
Certifique-se de que pessoas com necessidades especiais, crianças, idosos e animais domésticos estão fazendo o mesmo, e disponibilize água de qualidade para todos.
Sabemos que as temperaturas muito altas são grandes responsáveis pela perda de líquidos, por isso reunimos algumas dicas simples a seguir:
- Refresque-se sempre que possível em dias de alta temperatura, e evite ambientes muito quentes, onde a perda de líquidos seja intensa e use roupas leves
- Evite exercícios físicos em horários muito quentes
- Coma alimentos leves em dias onde a temperatura está elevada
- Evite o consumo de álcool, ele atua substancialmente na perda de líquidos através da urina excessiva, sobrecarregando outras funções vitais.
- Evite exposição excessiva ao sol
Comments are closed.