A nossa casa é um dos lugares mais importantes da nossa vida, especialmente a cozinha. Na etimologia da palavra, “Lar” vem de lareira, lugar onde acende o fogo. Um elemento que nos remete, segundo povos antigos, à energia divina, à criatividade e à purificação. Sendo a cozinha um dos lugares mais importantes da casa, e portanto, é lá que preparamos os alimentos que irão trazer nutrição e energia, como poderemos aplicar os princípios de Feng Shui para nossa cozinha?
O que é Feng Shui?
Antigos povos chineses de cultura taoista, costumavam observar a Natureza e seus efeitos sobre suas vidas, sendo eles positivos ou negativos. Eles consideravam as manifestações de energia da natureza como algo que impactava suas vidas, e isso determinava suas instalações nos ambientes, fossem eles para moradia ou agricultura.
Já que o Feng Shui considera as forças naturais, e as pessoas partilham da existência com ela, é preciso que haja uma interação entre ambos: Seres Humanos e Natureza.
Como prática, os princípios do método de Feng Shui interferem diretamente na decoração, na organização e na disposição de objetos de um ambiente, porque sua finalidade é harmonizar as energias naturais presentes deixando o local mais saudável em todos os sentidos.
Por que aplicar o Feng Shui na cozinha?
A cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma casa, e segundo o Feng Shui, o mais energizado. Lá são encontrados os elementos Água, Fogo e Madeira, em considerável abundância e que precisam estar dispostos numa ordem segundo o Baguá.
Como para os antigos alimentar-se era uma prática de sobrevivência, o local de fazer os alimentos continua com esse mesmo entendimento. Portanto, a riqueza é expressa nos mantimentos organizados, preferencialmente à mostra e em quantidade. Elementos vivos como plantas, ervas e frutas, são bem vindos, bem como, bastante luz e ventilação para circular as energias.
O fogão é o elemento central, porque ele carrega a energia do elemento Fogo, a energia de criação mais poderosa no ambiente, portanto merece atenção especial.
Cozinha é lugar de prosperidade, abundância e expansão, por isso, seus móveis e objetos precisam estar estrategicamente posicionados para favorecer e aproveitar todo esse padrão de vibração.
Alguns princípios de Feng Shui para você começar a aplicar
Neste post, reunimos algumas dicas para você começar a aplicar alguns princípios do Feng Shui na sua cozinha:
- Invista em um ambiente limpo, calmo e organizado
- Dispensas abertas podem ficar lindas e são muito bem vindas
- Espalhe plantas pela cozinha, sempre respeitando suas condições e necessidades de luz. Por exemplo, pequenos potinhos de vidro ou temperos, eles ficam lindos!
- Evite deixar louça suja na pia, porque além de anti higiênico, não mantém uma boa vibração
- Use elementos decorativos que remetam conforto e equilíbrio, e também cuide da prosperidade visual, cores agradáveis também são bem vindas!
- Recolha o lixo da pia com frequência, dessa forma, a energia dos detritos não irá se misturar com a dos alimentos.
Cozinhe sempre com calma, e leve para a cozinha apenas pessoas de quem você gosta.
Lembre-se que a cozinha é lugar sagrado, e cozinhar com amor, é mais que colocar essa energia no seu alimento, é estar alinhado, e desfrutar da melhor vibração que a Natureza pode nos ofertar.
Comments are closed.