A preservação da água é um tema de intensa repercussão mundial, justamente pela necessidade de criar um hábito de consumo consciente pela população.
Isso porque, daquele 1% de reserva hídrica própria para consumo que está espalhada pelos vários continentes, uma boa parte dela está comprometida.
Aliás, não só pela necessidade de consumo dos seres humanos, mas pela poluição e falta de conservação que estão tornando a água cada vez mais escassa.
Por isso, separamos aqui algumas dicas para o consumo consciente e a preservação da água. Vamos lá?
Mantenha as torneiras fechadas
Ao ligar a torneira, é preciso ter a consciência de quantos litros de água escorrem por minuto. Isso porque, ao deixar ligada por dois minutos, o gasto é cerca de 13,5 litros de água.
Portanto, sempre que for escovar os dentes, fazer a barba, passar o sabão na louça, por exemplo, o ideal é deixar tudo fechado.
Banhos curtos para preservação da água
Uma das formas que mais se consome água de forma descontrolada é no banho. Isso porque, o chuveiro é uma forma recorrente de saída de água.
Além disso, se o chuveiro for do tipo de ducha de alta pressão, a vazão é de 20 a 30 litros por minuto. Portanto, com um banho médico de 10 minutos, são cerca de 300 litros de água escorrendo.
Então, normalmente, um banho de cinco minutos, é considerado o ideal para a limpeza do corpo. Esse dado foi retirado de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual apontou que o consumo médio de água para tomar um banho é de 112 litros por dia.
Cuidados na hora da limpeza
Durante a rotina de uma casa, as atividades que são as maiores vilãs do gasto descontrolado de água estão ligadas a limpeza e higiene.
Lavar louças e roupas
Na hora de colocar as suas roupas para lavar, tente deixar o maior tempo possível de molho para juntar uma máquina cheia. Evite ligar o equipamento com pouca quantidade.
No caso das louças, tente deixar todas dentro da pia, coloque um pouco de água e deixe tudo desligado até terminar de ensaboar tudo.
Depois, rapidamente, faça o enxague, usando o menor tempo possível, assim será possível reduzir os gastos de água durante as atividades.
Dispositivos com redução de gasto
Na sua casa, adote dispositivos que sejam programados para o uso consciente de água, como por exemplo, válvulas de descarga com dupla função, restritor de vazão de torneiras, além de bacias sanitárias adequadas.
Esses pequenos detalhes dentro de casa, fazem uma grande diferença do consumo de água para a realização das atividades diárias.
Cuidados com a piscina
Para quem tem piscina em casa, quando não estiver utilizando, deixe o local coberto com uma capa. Isso porque, a água evapora com facilidade e em cerca de um mês, 90% da água pode ser evaporada.
Assim, para manter a piscina descoberta em condições de uso, é preciso regularmente encher o local com água, aumentando o consumo.
Então, o uso consciente e a preservação da água, com a redução da poluição, tratamento de esgoto e proteção dos mananciais é a forma de manter as reservas de água. Cada um precisa fazer a sua parte!
Quer saber mais sobre a preservação da água? Aproveite a visita em nosso blog e descubra como acontece a proteção dos mananciais.
Comments are closed.