A água é o bem maior da humanidade, uma necessidade vital para os seres humanos. Nossos corpos são compostos por água em sua maior parte, e no planeta há uma infinidade de seres vivos que dependem desse recurso.
Além disso, a água é parte da nossa rotina, não só para hidratar e matar a sede, mas para realizar atividades diárias como lavar, limpar, tomar banho, entre outras situações da rotina.
Mas, não é só isso, usamos a água também para produção de diferentes indústrias, dos alimentos até a construção civil, em quase tudo a água está presente.
No entanto, esse uso todo que fazemos da água é prejudicial quando não acontece de forma consciente. Por isso, os impactos nos seres humanos são altos, já que para manutenção da vida, em qualquer instância, é preciso de água.
Para consumir, alteramos a natureza da água
Ao retirarmos a água no meio ambiente, das nascentes e mananciais, até chegar à torneira das casas, al em vários aspectos.
Isso porque, para garantir esse transporte, é preciso alterar o curso dos rios, construir canais e ligar mares para que a população seja abastecida.
Portanto, parece uma ação tão simples abrir a torneira e sair a água, mas dos poços subterrâneos nos quais são extraídas a água de aquíferos, esse bem percorre centenas de quilômetros até chegar aos consumidores.
Os perigos no trajeto da água
Nem sempre a água percorre este trajeto de forma segura, já que a poluição pode gerar a contaminação da água com diversas impurezas.
Assim, por vezes, a água se torna imprópria para consumo a partir da contaminação por poluente e, muitas vezes, mesmo com o tratamento da água ela ainda pode se manter inadequada para beber.
Mas, não é só a água utilizada para beber que pode ser contaminada. Quando utilizada na agricultura, a água pode estar ainda mais em perigo.
Isso porque, o contato direto com pesticidas e adubos geram a contaminação por resíduos químicos, e muitas vezes precisaremos tratá-la novamente antes de reutilizá-la.
Os cuidados necessários com a água
A água é um elemento natural limitado e, devido a sua má utilização ao longo dos séculos, está cada vez mais escassa.
Além disso, a distribuição da água no planeta não é uniforme, por isso várias regiões sofrem mais com as secas e a dificuldade de acesso ao bem natural.
Assim, é de responsabilidade dos detentores desse bem, que façam a devida conservação e preservação, evitando desperdícios e garantindo água para todos no futuro.
Portanto, o Brasil tem uma grande parcela desta responsabilidade. Isso porque, 12% da água potável no mundo está distribuída no país, mais de 70% desse volume está concentrado na bacia amazônica.
Então, é preciso entender que as alterações na qualidade ou quantidade da água podem gerar impactos direto no ambiente.
Com isso, na semana da água, os trabalhos globais para pensar na preservação desse bem nos diversos continentes se torna ainda mais intensificado.
Afinal, é preciso criar políticas públicas para proteger a água e o meio ambiente, a fim de garantir que as gerações futuras possam sobreviver.
Que tal, você faz o uso consciente da água? Então aproveite a visita em nosso blog e entenda como funciona o sistema de abastecimento que leva a água até a sua torneira.
Comments are closed.