O termo Sustentabilidade, bastante usual nos últimos anos, sempre esteve muito relacionado à Ecologia, ao Meio Ambiente e à Natureza. Já a palavra Hábito, segundo o dicionário, compõe a maneira permanente de usos e costumes, de fazer, de regras frequentes de agir.
Mas então qual a relação entre hábitos e sustentabilidade pessoal?
Sabemos que a degradação do meio ambiente ocorre a passos largos, rumo a um futuro com falta de recursos naturais, devastação e poluição. A perturbação da ordem da Natureza afeta diretamente a vida de todos que vivem e dependem desses recursos para sobreviver, e ter qualidade de vida. Segundo o site Agência Brasil, cerca de 23% de todas as mortes prematuras no mundo são causadas por problemas ambientais.
Não podemos atribuir a destruição do meio ambiente somente às grandes indústrias. A participação e a responsabilidade individual nessa atividade é do coletivo, portanto, todos nós estamos envolvidos. O uso de recursos é uma necessidade primeira para dar segmento à vida e às nossas necessidades diárias. O desafio é tornar os nossos hábitos e responsabilidades mais sustentáveis a fim de reduzir o impacto negativo que o consumo destes recursos promove.
Sustentabilidade de recursos Naturais e Pessoais
É preciso entender que a boa gestão de recursos disponíveis vai muito além dos meios que estão fora de nós. Precisamos criar um “mind set” anti-desperdício. Entender que satisfazer as nossas necessidades implica na utilização de recursos naturais e recursos pessoais, porque somos seres integrais. Há uma relação entre o ser Humano e a Natureza e uma relação do ser Humano com Ele mesmo, e uma não existe sem a outra!
Entenda recursos pessoais como tudo o que existe em nós, e que precisamos fazer bom uso, para garantir a nossa existência: a energia física, mental, nossas habilidades, emoções, nosso tempo, etc.
Quando essas relações se harmonizam, temos a personificação da perfeita integração humana com a Natureza. Temos aí um Sistema independente, um Sistema saudável, e sobretudo Sustentável!
Sustentabilidade pessoal com novos hábitos
Aprendemos nossos hábitos num cenário de relativa fartura de recursos naturais, utilizando-os como se não houvesse amanhã. Crescemos dentro de um meio social e familiar e econômico que determinam nossas demandas por nós, mas que já se mostrou extremamente tóxico e improdutivo para a nossa existência.
O primeiro passo é conhecer sobre o mundo e sobre si mesmo. Se inconformar com a ignorância pode nos levar ao entendimento ostensivo do que precisa ser feito, e consciente disso, só nos resta a ação.
Mudar os hábitos e a relação com o meio ambiente começa com uma mudança interna, com autoconhecimento para a autogestão, dessa forma irá reverberar para além da nossa atuação no planeta.
Não é fácil mudar! Então, comece pelo básico: prefira a utilização de produtos comprometidos com a sustentabilidade, dispense os descartáveis, não jogue lixo no chão, não deixe a torneira vazando, apague as luzes. Aos poucos esse conceito estará impregnado em você e ficará cada vez mais fácil escalar essa mudança.
Repense a produção diária dos seus resíduos, sejam eles plásticos, latas, vidros; ou rancores, inveja, preguiça… Recicle-os, e dê a eles a destinação adequada para que não polua sua vida em todos os sentidos.
A conservação da Vida e a Evolução, esperam de nós agora, no presente, uma atitude que fará o futuro brilhar!
Comments are closed.