A água é uma substância só, presente em abundância no planeta Terra. No entanto, sua origem pode trazer diversas características diferentes para nós, que bebemos grandes quantidades diariamente. Nesse post você verá a comparação de águas, e os benefícios para a saúde que os diferentes tipos podem trazer. Boa leitura!
A água, apesar de ser uma molécula única, apresenta diferenças que estão relacionadas a outras substâncias presentes na mistura, como, por exemplo, os sais minerais.
Nesse sentido, existem diversos tipos de água que podem trazer benefícios ou riscos para a nossa saúde, e, por isso, é importante conhecê-los.
Água da torneira
É uma água que passa por um grande sistema de filtragem nas centrais de abastecimento antes de abastecer nossas casas.
Nesse sentido, ela é “limpa e potável”, ideal para a utilização humana no dia a dia. Mas nem sempre é boa para ingerir diretamente.
No entanto, apesar de ser pura quando sai da central, ela pode sofrer contaminação nos canos até chegar à torneira, seja com ferrugem ou com microrganismos.
Água mineral
Encontrada nos subsolos e grandes profundidades, a água mineral natural é rica em sais minerais essenciais para a saúde do nosso organismo.
Apesar de ser um acesso mais complexo, na indústria é possível acrescentar os minerais e garantir que qualquer água seja ideal para o consumo e para a saúde.
Água filtrada
Como vimos anteriormente, a água da torneira pode trazer impurezas provenientes do transporte.
Sendo assim, para que se possa beber essa água é necessária a presença de um filtro ou purificador instalado diretamente na torneira.
Esse equipamento consegue eliminar todas as substâncias nocivas para o corpo como sujeira, microrganismos e outros contaminantes.
Por isso, quando vamos beber água devemos utilizar sempre uma água filtrada, e nunca a que sai direto pela torneira!
Água com gás
A água com gás consiste no envasilhamento de uma água mineral purificada com a adição do gás CO₂.
Ela é produzida na indústria para consumidores que gostam da consistência diferenciada da bebida, se assemelhando a um refrigerante.
É bastante utilizada para fazer drinks ou refrescos, como a famosa combinação de água com gás e limão.
O gás CO₂ nesse caso não apresenta nenhuma ameaça à saúde humana, uma vez que não modifica a composição da água, eliminado normalmente em forma de gás pelo organismo, diretamente do estômago.
Água do mar
Esse tipo de água é o mais abundante do planeta, e traz diversas dúvidas relacionadas à finitude dessa substância. Se existe tanta água no mar, por que não a utilizamos no dia a dia?
A principal característica da água do mar é possuir uma grande quantidade de cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha.
Isso faz com que ela não possa ser utilizada para consumo humano, uma vez que o excesso de sal causa enjoos, desidratação e problemas mais sérios de saúde, como hipertensão arterial.
O processo para remover o sal da água do mar é bastante complexo e ainda não é utilizado para o consumo da população geral em grande escala, apenas em alguns países como Austrália e Arábia.
Atualmente, é muito difícil encontrar água natural que seja própria para o uso humano.
Sendo assim, procure sempre utilizar água tratada para lavar louças, roupas, e até mesmo sua casa e jardim.
Para beber, a melhor opção sempre é a água filtrada, seja ela engarrafada ou purificada em sua casa.
Conte com a Aqua Plus para escolher o melhor purificador e garantir a qualidade da sua água em casa ou no trabalho!