No processo de purificação da água, a filtragem é a primeira mais importante, e é por essa razão, que precisamos falar de Manutenção!
A água chega ao purificador, pelo abastecimento hidráulico das redes de abastecimento, e é essa fonte que alimenta o equipamento, que já possui características previstas para uma vida útil dos elementos de filtragem. Em primeiro lugar, é durante a filtragem, que acontece a retirada das partículas mais densas, como: excesso de lodo, ferrugem das tubulações, e barro, por exemplo.
Vale lembrar que o elemento filtrante também atua nas retiradas biológicas, e na desinfecção durante os processos seguintes, por isso, a peça pode ir acumulando agentes patógenos no seu interior e precisa ser substituída findo o seu prazo de vida útil. Sujeiras e partículas acumulam nas paredes internas das conexões ao longo do uso, por isso a necessidade de considerar também a troca de outros componentes.
A manutenção preventiva
Primeiramente é preciso dizer: não vale a pena contrair uma doença só porque você esqueceu de fazer a troca do refil no tempo correto, certo?
Fique de olho no calendário e nos dispositivos de alta tecnologia disponíveis nos equipamentos para não esquecer o período de manutenção. Mais que preservar a sua saúde, preserve também o seu investimento!
Uma boa manutenção é aquela que considera todas as peças do equipamento como foco de atenção, seja para limpeza, ou uma possível substituição, bem como, utiliza peças originais e executa o descarte das usadas com responsabilidade e segurança!
Com o tempo de uso, a equipe técnica passa a revisar outras peças, além do elemento filtrante, que se desgastam com o uso, para uma possível substituição: mangueiras, anéis de vedação, instalação hidráulica, e conexões.
Um equipamento com pouco uso, e em excelente estado de conservação vai precisar trocar basicamente o elemento filtrante e o Módulo retentor de bactérias, os itens de reposição mais importantes.
Cuidados com o produto ajudam na Manutenção
A manutenção não é apenas uma limpeza externa, ela é parte de uma rotina de cuidados muito necessária para que o seu equipamento continue preservado e eficiente. O consumidor também faz parte desse cuidado, e pode evitar prejuízos futuros. Além disso, para a saúde e para o bolso, porque uma manutenção corretiva custará muito mais caro!
E sem a manutenção em dia, é como beber água direto da torneira!
Reunimos algumas dicas para ajudar você a ter sempre um equipamento eficiente e preservado:
- Tenha atenção às torneiras, verifique se há vazamentos.
- Cuide da limpeza da caixa d’água periodicamente.
- Limpe a parte externa do purificador com um pano com água e sabão neutro.
- Sempre leia o manual de instruções do seu aparelho, antes de usar e não o descarte.
- Confira sempre a leitura dos dispositivos de troca ou coloque lembretes com a data de manutenção.
- Monitore o desempenho do seu purificador, fique atento(a) na qualidade da água que sai dele.
- Na dúvida, chame um especialista!
Precisamos sempre falar de Manutenção, porque só ter um equipamento não basta. E para que você e sua família não corram riscos desnecessários, vamos sempre abordar o assunto aqui!
E bora beber água pura!
Comments are closed.