Os perigos causados pela água contaminada são enormes, onde alguns deles podem levar até a morte. No Brasil, a população ainda sofre com a falta de saneamento básico em algumas cidades, o que prejudica a chegada de água potável para consumo dos moradores
Com o crescimento da população, principalmente em regiões onde passam rios ou córregos, o sistema fluvial acaba ficando poluído e quem mora nessas localidades acaba tendo que consumir uma água impropria.
Mas, como saber se a água está contaminada? A suspeita começa quando:
- Não sabemos qual a procedência da água que estamos consumindo
- Com a aparência suja, turva e, em vezes, até enlameada.
- É possível sentir odor
- Possui algum gosto
- Tem qualquer aparência que não seja transparente.
Sinais de consumo de ingestão de água contaminada
A ingestão de água contaminada pode causar alguns sintomas, como por exemplo: febre e calafrios, dor abdominal, perda do apetite, dor de barriga, vômitos e diarreia, dentre outros.
Nesses casos, é importante que vá ao posto de saúde ou hospital para que seja identificado o que está acontecendo e, assim, iniciar o tratamento adequado. É importante evitar a automedicação.
A desidratação também é um risco ao se consumir água contaminada, então é importante que se mantenha hidratado.
Perigos causados pela água contaminada
Abaixo, listamos as doenças mais comuns que podem ser causadas pela ingestão de água contaminada:
Doenças bacterianas
As doenças bacterianas são algumas das mais comuns quando se trata de contaminação da água. Infelizmente, essas doenças podem facilmente se tornar fatais nas circunstâncias erradas, e continuam a ser causa de morte de milhares de pessoas ao redor do mundo. Entre as mais conhecidas, destacam-se a cólera, a febre tifoide e a bactéria intestinal E.coli.
Doenças Virais
As doenças virais disseminadas pela água são um pouco menos comuns que as bacterianas, mas ainda são um grande problema em todo o mundo e representam uma grande ameaça em locais que não têm sistemas de saúde de boa qualidade nem acesso à tecnologia médica moderna. São exemplo de doenças virais a Gastroenterite e a Hepatite A, entre outras.
Doenças Parasitárias
As doenças parasitárias são outro problema potencial associado à água contaminada. Quando os parasitas estão presentes na água, é muito fácil para eles se espalharem para pessoas e animais e o tratamento dessas doenças pode ser muito difícil sem a tecnologia médica correta. Entre as ocorrências mais comuns estão a giardíase e a ancilostomose, também conhecida como amarelão.
Como deixar a água própria para consumo
Quando o poder público acaba não atuando de forma plena, proporcionando uma água boa para consumo, a população pode tomar algumas medidas que faça com que a água que chegue em casa seja mais limpa.
O hipoclorito de sódio, por exemplo, é muito eficaz para este fim e possui um excelente custo-benefício.
Isso porque, se trata de um produto barato e de fácil manuseio, podendo ser injetado através de uma bomba dosadora que faz a dosagem de forma automática em sincronia com a bomba de recalque ou do poço artesiano.
Então, diante dos perigos causados pela água contaminada, como está a limpeza da sua caixa d’água? Aproveite a visita e leia mais sobre o assunto em nosso blog.
Comments are closed.