Apesar do aumento do consumo, o Brasil recicla somente menos de 2% do produto consumido, mesmo com tantas campanhas de conscientização.
Em meio a pandemia, os serviços de entrega de comida e comércio eletrônico avançaram rapidamente.
Mas não é só isso, para tratar a Covid-19, os hospitais também passaram a produzir ainda mais lixo descartável, como as máscaras e luvas.
Assim, o lixo plástico é um problema no Brasil. Isso porque, boa parte do país não tem sistemas eficientes de reciclagem.
Com isso, somente 1,28% desse lixo é reciclado, fazendo que todo o resto não tenha o destino correto.
Brasil recicla mais alumínio do que plástico
Apesar do lixo plástico não ter a atenção necessária, na reciclagem do alumínio o país apresenta números animadores.
Afinal, cerca de 97,6% das latas e outros produtos fabricados a base de alumínio são destinados corretamente a reciclagem.
Com isso, a economia em volta das latinhas é crescente e, com isso, as associações e trabalhadores envolvidos nesse ecossistema ajudam e, muito, o meio ambiente.
Lixo jogado no mar
Segundo pesquisadores alemães, o lixo brasileiro vai parar em sua maioria no mar, principalmente das cidades costeiras.
Cerca de 150 mil toneladas dos mais variados tipos de lixo chegam ao mar todos os anos, colocando em risco a vida dos animais marinhos, fauna e a flora.
A vida das pessoas também está cada vez mais em risco com o lixo, principalmente pela poluição causada.
79 milhões de toneladas de lixo
Em 2018, cerca de 79 milhões de toneladas de lixo, principalmente o plástico, são produzidos e não tem o destino correto no Brasil.
Além disso, 13,5% desse volume é formado por plástico, sendo então, 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico consumido anualmente.
Desse montante, somente145 mil toneladas são recicladas, sendo que esse índice de 1,28% fica muito abaixo do registrado no mundo.
Afinal, o índice global é de 9%. O país que tem a melhor marca de reciclagem são os Estados Unidos, que recicla 34,6% do lixo.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
As diretrizes que orientam sobre a produção e consumo de plástico não tem efetividade no Brasil.
Afinal, faltam o incentivo à reciclagem e planos municipais mais concretos para melhorar esse índice.
Então, as políticas precisam ser mais efetivas e conscientizar a população sobre a necessidade de reciclar e cuidar do lixo plástico.
Isso porque, sem essa conscientização, o meio ambiente é quem paga a conta, porque alguns tipos de plásticos podem levar até 500 para degradar.
Então, você sabia que o Brasil recicla tão pouco o plástico usado? Aproveite a visita em nosso blog e conheça a nossa campanha Trocou, Ganhou para incentivar que as pessoas evitem consumir produtos de plástico!
Comments are closed.