Na natureza, o poder da água vai muito além de ser uma substância fundamental para os seres humanos, já que esse também é um elemento espiritual.
Isso porque, no âmbito da espiritualidade, a água tem um significado e valor muito maior que para a manutenção da vida, ela tem um poder de cura e proteção e purificação.
Assim, o valor intrínseco da água influencia muitas pessoas, e é quase imperceptível nas ações cotidianas. Repare na maneira como agimos, e como é respeitado este recurso hídrico que está cada vez mais escasso no planeta.
Isso porque, a água tem um simbolismo espiritual e é parte de rituais religiosos em diferentes culturas, assim a água tem um valor sagrado para a vida. É o elemento purificador, protetor e curativo e divino.
Quer entender o poder da água como um elemento espiritual? Descubra como o elemento é ainda mais importante em nossas vidas.
O poder da água como um símbolo e ritual
A água é admirada por diferentes culturas, isso porque as suas formas e movimentos fazem parte de diversos ritos.
Aliás, as diferentes formas que a água corre, seja no mar, ondas, riachos, tem diferentes simbologias para as mais variadas culturas.
Além disso, as propriedades da água como fluidez e solvência, além do ciclo hídrico tem significados que remetem a referências para religiões e povos ao longo da história, sendo um símbolo sagrado.
A água para purificar, proteger e curar
Vários povos, como os indianos, por exemplo, consideram rios e as suas águas como deuses poderosos.
O povo hindu, na Índia, exalta as águas do Rio Ganges, que para eles, é uma encarnação da deusa Ganga, sendo um símbolo de vida.
Aliás, você deve conhecer a mística de que as águas do Ganges lavam as impurezas espirituais, já que para a cultura hindu, a água do Ganges é a fonte sagrada da vida.
Além disso, voltando um pouco mais na história, os judeus limpam os corpos espirituais com banhos de “mikveh”, que purificam a alma.
Para os muçulmanos, a preparação para a oração diária começa com a lavagem de partes do corpo com água para purificar o momento de fé e encontro com os deuses sagrados.
A proteção espiritual com água
Várias religiões encontram na solvência da água a forma de limpar e proteger os espíritos, com rituais específicos para cada tipo de crença.
Afinal, se você já foi a uma igreja católica, por exemplo, ao entrar no templo religioso é preciso fazer um sinal da cruz. E muitas pessoas molham os dedos na água benta, como sinal de purificação e beatificação para estar no local.
Além disso, para sair da igreja, os fiéis precisam refazer o gesto da cruz. E novamente acessar a água benta disponibilizada na pia batismal. No Cristianismo o batismo também recupera o simbolismo da água para seus rituais.
Portanto, a água é parte das práticas sagradas de diversas religiões e culturas mundo a fora. Seja para proteção, ritos, limpeza ou cura, nossos ancestrais criaram os rituais que foram cultivados após séculos.
Que tal, você acredita no poder da água e na necessidade para a qualidade de vida? Então conheça nossos produtos para ajudar a garantir uma água mais limpa e pura para consumo.
Comments are closed.